O Projeto


O Projeto Estudante Cooperativo é uma ação do PRECE - Programa de Educação em Células Cooperativas- registrado na Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará.  O foco é trabalhar com estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto é realizado em Pentecoste, município que fica a 86 km de Fortaleza.


 O objetivo
 

O Projeto Estudante Cooperativo – Pentecoste surgiu com o objetivo de contribuir para a aprendizagem de estudantes do ensino fundamental, agindo, desta forma, como atividade complementar da escola, tendo em vista que o projeto visa diminuir as dificuldades que o estudante possa vir a desenvolver em uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa/Espanhol, Matemática, Ciências, Geografia, História e Inglês. 
   
Como acontece

Cada estudante escolhe participar da matéria que mais se identifica. Aos finais de semana, estudantes universitários facilitam o processo de ensino-aprendizagem através da formação de células de estudo, aulas práticas, aulas de campo e realização de projetos didáticos. A metodologia da aprendizagem cooperativa trabalha a interação entre os estudantes através da formação de grupos de estudo de no mínimo 2 e no máximo 4 estudantes.
Na ausência do facilitador, os estudantes se organizam em grupo durante a semana para exercitarem as habilidades sociais aprendidas no projeto e compartilham seus conhecimentos.


 Durante a semana

Semanalmente os estudantes do projeto fazem grupos de estudos em seus bairros ou em suas comunidades com colegas com quem compartilham a metodologia de aprendizagem em células cooperativas. Vale ressaltar que os estudos em células cooperativas durante a semana não se restringem apenas aos estudantes que participam diretamente do projeto, ou seja, os estudantes que participam dos encontros aos sábados. Os grupos de estudos semanais  podem e são praticados por outros estudantes que não fazem parte do projeto diretamente, e que são introduzidos neste contexto através de uma ação do estudante que está inserido no projeto, de levar a metodologia da aprendizagem cooperativa até sua comunidade.

Os facilitadores


Ciências: Leyllane de Sousa Ramos - Zootecnia


 Geografia: Kátia Maria Pires da Silva - Geografia

História: Maria Elane Soares de Sousa - Filosofia / Philipe Quintiliano da Silva - História


Inglês: Maraíza Alves Teixeira - Farmácia

Lingua Portuguesa/Espanhol: Maria de Fátima Sousa Lopes - Letras Português-Espanhol



Matemática: Fellipe dos Santos Campêlo Rêgo - Física / Mônaco Gomes de Araújo - Educação Física



 Os coordenadores

Hermison Bezerra da Silva

Jorge do Carmo Almeida de Araújo

Maria da Conceição Mota Ferreira